Motivação

MotivaçãoA IPMA Brasil, Associação de Gerenciamento de Projetos, nos termos do acordo celebrado com a IPMA – International Project Management Association e nos termos internacionalmente estipulados por esta Federação de Associações Nacionais, promove o sistema IPMA Four-Level-Certification (IPMA 4-L-C) de certificação de profissionais Associados/Gerentes/Diretores nas dimensões Projetos/Programas/Portfolio, alinhado com o desenvolvimento da carreira profissional.

O sistema IPMA 4-L-C seguem normas e regulaões internacionais como o ICR4 (International Certification Regulations v4), que suportam o sistema de certificação e aplicados em cada país pelo respetiva IPMA Certification Body (CB) que são baseados na norma ISO/IEC 17024:2012 (Conformity assessment – General requirements for bodies operation certification of persons)

No Brasil, o CB aqui referenciado é operado pelo Comitê Independente de Certificação (CIC) que provê a certificação conforme ICB4, ICR4, ISO 17024 e ISO 9000.

A certificação constitui um incentivo para os gestores de projetos

  • Melhorarem os seus conhecimentos, experiências e atitudes pessoais;

  • Prosseguirem a sua formação técnica;

  • Melhorarem a qualidade da gestão de projetos;

  • Atingirem os objetivos dos projetos com maior eficácia.

Os benefícios dos programas de certificação são:

Para os profissionais de gestão de projetos

Um certificado internacionalmente reconhecido das suas qualificações e competências.

Para os prestadores de serviços de gestão de projetos

A demonstração da qualificação e competência profissional dos seus colaboradores, fornecendo serviços de gestão de projetos de qualidade e garantindo o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Para os clientes

Assegurar que são recebidos serviços de gestão de projetos profissionais, seguindo o mais atual estado da arte e que os seus projetos são geridos de forma adequada.

A IPMA Brasil realiza Ciclos de Certificação anuais conforme calendário definido e disponibilizado na página do CB (cb.ipmabrasil.org).

A partir da inscrição ao ciclo o candidato será avaliado pela sua capacidade de entrega nos aspectos de assimilação, compreensão, síntese e entrega das atividades.

A certificação é realizada no idioma Português-Brasil, embora possa ser oferecido em outro idioma.