Certificação para Indivíduos

GERENTES E DIRETORES

PROJETO | PROGRAMA | PORTFOLIO

ipma level a

Diretor de Projetos | Programas | Portfólio

ipma level B

Gerente senior de Projeto | Programa | Portfólio

ipma level c

Gerente de Projetos

ipma level d

Associado em Gerenciamento de Projetos

RENOVAÇÃO

ipma level A/B/C/D

O sistema IPMA 4-L-C e a International Certification Regulations (ICR),

que suportam o sistema de certificação, são aplicados em cada país pelo respetivo IPMA Certification Body (CB) e são baseados na norma ISO/IEC 17024:2012 (Conformity assessment – General requirements for bodies operation certification of persons).

A IPMA Brasil® promove o sistema IPMA Four-Level-Certification (IPMA 4-L-C) de certificação em Gestão de Projetos, Programas e Portfolio, alinhado com o desenvolvimento da carreira profissional dos Gestores de Projetos, Programas e Portfolios.

Aqui no Brasil, este CB tem a designação de Comitê Independente de Certificação (CIC) e opera segundo princípios e diferenciais e integridade.

Melhor incentivo possível e disponível

A certificação constitui o melhor incentivo para os gestores de projetos avançarem em sua carreira e:

    • Melhorarem os seus conhecimentos, experiências e atitudes pessoais;

    • Prosseguirem a sua formação técnica;

    • Melhorarem a qualidade da gestão de projetos;

    • Atingirem os objetivos dos projetos com maior eficácia.

Sem obrigação de treinamento, mentoria ou ser associado.

O sistema de certificação da IPMA não obriga a que os candidatos frequentem previamente qualquer tipo de ação de formação. É da exclusiva responsabilidade do candidato assegurar que reúne os conhecimentos e a experiência requeridos para a certificação, reservando-se ao CIC o direito de verificar as condições de admissibilidade aos diferentes níveis de certificação.

Diferencial para sua carreira

O sistema de certificação da IPMA tem ainda as seguintes características que o distinguem de outros sistemas de certificação:

Especificidade Nacional

Embora os Certification Bodies (CB) de cada Associação tenham que obedecer aos regulamentos e orientações metodológicas da IPMA, condição necessária para a validade internacional dos certificados emitidos por cada CB, estes têm uma considerável liberdade para adaptar os sistemas de certificação nacionais às realidades socioeconômicas específicas e à cultura das Organizações em que se inserem os candidatos à certificação.

Personalização

Com exceção do Nível D, onde não é exigida experiência aos candidatos, a certificação se baseia apenas no exame de certificação, em todos os outros níveis os procedimentos de certificação são personalizados, baseando-se em diversos tipos de provas, para além do exame escrito, visam caracterizar de forma segura e com o mínimo de subjetividade as competências do candidato.

Acompanhamento pós-certificação

Os gestores de projetos de programas ou de portfólios certificados estão sujeitos a um processo de renovação, a cada cinco anos, processo que é também personalizado e que permite o acompanhamento dos seus desenvolvimentos profissionais pelos Assessors do CB.

Melhoria Contínua

A margem de manobra que é conferida pela IPMA a cada CB permite que seja mantido um verdadeiro processo de melhoria contínua do sistema de certificação baseado nos seguintes elementos:

    • Avaliações feitas pelos candidatos no final do seu processo de certificação, sob a forma de questionários de satisfação;

    • Recomendações de melhoria feitas pelos assessors, com base na experiência no terreno;

    • Recomendações de melhoria do Scheme Commitee (Comité de Stakeholders do sistema de certificação, nos termos da Norma ISO 17024);

    • Experiência internacional trocada entre os CB das várias Associações;

    • Ações de melhoria indicadas pelos Validadores da IPMA (cada CB é sujeito a um processo de validação, em tudo idêntico a uma certificação ISO 9000, em cada três anos).

Comitês Setoriais

Para além destes pontos a IPMA Brasil® ainda desenvolve ações com representantes de setores da economia, veja detalhes aqui.